PINTURA com AGULHA




" Mulher Costurando " - RENOIR, 1879





"Le véritable voyage de découverte ne consiste pas à découvrir de nouveaux
paysages mais à avoir de nouveaux yeux."
Marcel Proust

 "A verdadeira viagem de descoberta não
consiste em descobrir novos lugares mas
em ter novos olhares". (tradução livre)







BORDADO TRADICIONAL


                    PINTURA com AGULHA, como podem ver nesses bordados encontrados na internet, não se trata de bordar com um pincel. É uma técnica muito interessante de bordado, vinda do Oriente, que permite trabalhar com motivos bem próximos da  realidade.




Bastidor


                 A PINTURA com AGULHA é feita com a ajuda de um bastidor, ferramenta indispensável, que permite esticar o tecido sem que esse se deforme. Os pontos usados são os mais simples do bordado como: ponto de haste, ponto de alinhavo, ponto atrás, ponto cadeia, ponto margarida, ponto cheio, ponto matiz, ponto reto, etc...
               De início a linha utilizada era fio de seda, que foi substituído pelo fio de algodão. No ponto matiz, são usados pontos de larguras e nuances diferentes que permitem dar o efeito de movimento e textura ao motivo bordado, como se fosse uma verdadeira pintura. Essa é a razão do seu nome.


LINHAS     E    
    
 SUAS
                        NUANCES




                Existe hoje uma grande variedade de cores e marcas de linha para esse tipo de bordado. As mais usadas são: Mouliné e Perlé, ambas 100% algodão.
                Hoje em dia, esse bordado tem sido largamente utilizado para ornamentar roupas de cama e mesa, como lençóis, guardanapos, toalhas de mesa, almofadas, etc... a imaginação não tem limite ou quase... como veremos a seguir:



Tecido "Toile de Jouy" bordado por
RICHARD SAJA.









detalhe1

detalhe2

 
detalhe3






O artista plástico, RICHARD SAJA, ficou famoso transformando peças de "Toile de Jouy" em divertidas ilustrações, feitas com bordados que dão nova vida ao lifestyle campestre.








                Seus trabalhos de Arte Bordados, Decorativos, Gráficos, transformam os desenhos clássicos em intervenções que lembram rabiscos infantis. Assim, entram super-heróis, palhaços, monstros e outros toques de cor nos ambientes bucólicos ( típicos do séc. 18 ) retratados nos tecidos.



tucano


pavão


Fiquei encantada com os trabalhos de RICHARD SAJA, como sei que vocês, amantes do bordado arte, também ficarão.


Livro de Joceline Kurc


Filme sobre Bordadeiras
Livros, Filmes e muitos quadros de pintores famosos já trataram, ao longo das décadas, dessa arte tão preciosa.

0 comentários: