Cadeaux brodés - 1 > BISCORNU


Presentes

              Presentes delicadamente trabalhados, confeccionados em tela especial (embelezadas com ponto de cruz, de hardanger, de blackwork, bordado tradicional, patchwork, etc...), inspirados pela criatividade e imaginação de cada um, que já se tornaram uma mania na França e em outros países.
              Esses pequenos mimos, de formatos diferentes e até bizarros, poderão ser utilizados como sachés de lavanda, alfineteiros, ornamentos para celular, chaveiros, portas, armários, gavetas, bolsas, enfeites para árvore de Natal ou qualquer outra coisa que você queira. Sua graciosidade é que vai determinar sua utilização.

             

 O QUE É UM BISCORNU?



" NORDICNEEDLE "


                O termo biscornu vem do francês e é um adjetivo que significa aquilo que tem forma irregular, com projeções, estranho, bizarro... Já houve um tempo, na França, em que esse adjetivo era usado para denominar os políticos corruptos.
                A realização dos biscornus virou uma febre entre os aficcionados pelo bordado. Seu embelezamento vai depender sempre da criatividade e habilidade de cada pessoa, podendo ser usados, além dos vários tipos de bordado, vários enfeites como: miçangas, paetés, canutilhos, vidrilhos, fitas de cetim, rendas, linhas multicoloridas, florzinhas, botões, etc...
                Os biscornus podem ser vistos em vários tamanhos: mini, pequeno, médio, grande e gigante. Esses mimos delicados incentivaram a aproximação das pessoas, através da criação de comunidades de trocas e do estabelecimento de novas amizades. Com a internet a comunicação entre os seres humanos se ampliou até terras mais distantes e linguas completamente diferentes.
                 

figura imaginária

Curiosidades:
        
No mundo da fantasia conta-se sobre uma figura fictícia, que aparece em algumas histórias mágicas. Caracteriza-se por seu tamanho grande e sua lentidão, porisso também usado como besta de carga. Muitas vezes (como o desenho) é enfeitado, exibido e até admirado.





THIERRY LEFÉVRE escreveu poemas sobre
essas figuras imaginárias.

figura imaginária 1



figura imaginária 2



VICTOR HUGO também escreveu sobre
essas estranhas criaturas.
             Esse livro de poemas curtos é muito utilizado nas escolas à partir dos 7 anos.
O autor joga com as palavras, os sons e as rimas, inventando histórias que fazem as crianças entrarem no universo imaginário das criaturas engraçadas e dos monstros mitológicos (Odisséia, Metamoforses...), desenvolvendo assim o gosto pela poesia e aprendendo a sonhar através das palavras. Uma deformação aqui, 26 pés de um lado, mil e um dedos do outro, um  monstro tagarela e distraído...
            
                                É noite, hora de SONHAR!!!



              - Charles Deulin, romancista, jornalista e crítico dramático francês, disse
que se  colocarmos face à face várias criaturas
 "biscornues"...é impossível olhar para elas sem RIR- Isso é a mais pura verdade!



LEONARDO DA VINCI

                      "Se você quiser dar uma aparência natural a uma criatura imaginária, escolha um dragão, coloque a cabeça do mastiff (cão), os olhos do gato, as orelhas do porco, o nariz de um coelho, a testa de um leão, as bochechas de um galo velho e o pescoco de uma tartaruga", escreveu o pintor, que define o dragão como uma quimera. ( Leonardo daVinci )



-  BORDADO -

                   
                    Vamos fazer um passo-a-passo, bem explicado, para que possam bordar e armar um biscornu com facilidade. Como estamos nos aproximando do Natal, o motivo bordado ( vocês poderão bordar o que mais lhe agradar ) será natalino. Os biscornus, como as outras figuras que virão a seguir, servirão para enfeitar nossa árvore de Natal.



(imagens de bordados variados encontradas na web)


Vocês poderão encontrar lindos gráficos e instruções nos seguintes sites:

* Nordicneedle
* Finishschool
* On Two Hands
* Victoria Sampler




























                                                                                    

0 comentários: