O MEU CORAÇÃO SÓ POR TI SUSPIRA SÓ A TI ADORA. |
BORDADOS
OU DE AMOR.
A ORIGEM dos LENÇOS BORDADOS, MARCADOS OU DE AMOR, ou também LENÇOS DE PEDIDOS, encontra-se nos lenços dos senhoris do séc. XVII e XVIII e que foram adaptados pelas mulheres do povo com a finalidade de conquistar um marido.
O Lenço dos Namorados, é um lenço fabricado em pano de linho fino ou de algodão, bordado de motivos variados. É uma peça do vestuário feminino sendo usada por mulheres com idade de casar.
Através da História, sabemos que os portugueses partiam: ou para ganhar o sustento em outro lugar, ou para a guerra, ou para embarcar em navios na aventura da conquista de outras Terras.
Em casa ficavam as mulheres e as crianças. Na hora da despedida, em certas regiões do norte de Portugal, era "obrigatório" a rapariga (assim chamada) apaixonada oferecer um lenço ao namorado. Lenço bordado por ela, com uma quadra da sua autoria.
Depois de abraços e beijos de despedida, o rapaz levava algo que lhe faria lembrar da amada distante. Este lenço era como uma carta, porém mais bela e quase indestrutível.
As cores e as quadras desses lenços são das coisas mais bonitas do patrimônio artesanal bordado dessa região, pela sua autenticidade e ternura. É principalmente na região do Minho, norte de Portugal, que esses "lenços dos namorados" têm a sua mais bela expressão.
Nessa regiões de Portugal, era costume ensinarbem cedo às raparigas a Arte de Bordar para que, mal entradas na adolescência, começassem a preparar o seu enxoval.
O ponto-de-cruz era o ponto de iniciação ao bordado e precisava ser muito bem feito.
De início, os lenços eram bordados em branco e preto, depois surgiu o vermelho.
O lenço era bordado, então, nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou durante o apastoramento do gado. A rapariga apaixonada ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na Alma.
Nessas quadras não se pode procurar concordância ou respeito pelas regras de ortografia. Há letras invertidas, letras que faltam ou que sobram, outras indecifráveis. Esses erros ortográficos traduzem a pronúncia da região. Quem as bordava escrevia como falava e o que mais importava era o sentimento contido nas quadras.
ASSIM COMO NESTE LENÇO OS FIOS UNIDOS ESTÃO ASSIM ESTEJA MINHA ALMA UNIDA AO SEU CORAÇÃO. |
Nessas quadras a escrita representa uma linguagem secreta, própria dos enamorados, com alguns símbolos que conseguimos identificar:
ROSA- mulher
CORAÇÃO- amor
LÍRIOS- virgindade
CRAVOS VERMELHOS- provocação
POMBINHOS- namorados
HERAS- amor leal
E por aí seguem já que a Linguagem do Amor é infinita.......................
Os lenços de namorados são geralmente de formato quadrado, com dimensões que variam entre os 50 a 60 cms, com uma rica simbologia ligada...
à Fidelidade
à Ligação Amorosa e
ao Ato do Casamento.
Observem que eles apresentam sempre uma bainha ricamente trabalhada e diferente, de lenço para lenço. Cada um é bem diferente do outro, com desenhos elaborados com muito capricho e sofisticação.
MEU CORAÇÃO LEAL QUEM ME QUISER AMAR MORRERÁCOM GRANDE CASTIGO QUEM ME DISSER FALSIDADE |
Para quem nunca viu esses lenços, é preciso aprender a lê-los porque não se sabe onde começa e onde acaba a quadra. Não deixa de ser divertido!!!
" OS MAIS RECENTES "
Essa introdução de novos pontos, mais fáceis e mais rápidos de serem executados, foi necessária por causa da falta de tempo. As atividades quotidianas aumentaram diminuindo o tempo livre para bordar
VAI LENÇO FELIZ VOANDO NAS ASAS DE UM ROUXINOL VAI VERA CARA TÃO LINDA QUE NESTE MUNDO COBRE O SOL |
A ÁGUA NASCE DA PEDRA A PEDRA NASCE DO CHÃO ASSIM NASCEU ESTE AMOR DENTRO DO MEU CORAÇÃO |
O MEU E O TEU CORAÇÃO SEMPRE JUNTOS ONDE ANDAR NÃO HÁ NADA NESTE MUNDO QUE OS POSSA SEPARAR |
TOMA LÁ ESTE LENCINHO COM UM RAMINHO DE FLORES EU BEM SEI A QUEM O VOU DAR A QUEM TEM OUTROS AMORES |
EU BORDO... E VOCÊ???
Então, pegue a agulha e borde um
" Lenço de AMOR,
de AMIZADE,
de CARINHO ou
de ADMIRAÇÃO".
Quem não gostará de receber esssa lembrança carinhosa no Natal?
Pesquisas:
w.aceav.pt
w.leme.ptw.aliancartesanal.pt
w.lencosdenamorados.no.sapo.pt
0 comentários:
Postar um comentário