Magia do BORDADO









Ato de Bordar



 Breve " HISTÓRIA DO BORDADO "



              É necessário voltar à pré-história para encontrar os primeiros bordados, apesar de serem bem diferentes daquilo que é feito atualmente. O bordado mais antigo provem do Egito. Eles foram considerados, como a maioria dos povos do Mediterrâneo, artistas talentosos. O bordado fino se desenvolveu,também, na Pérsia, na Babilônia, na Palestina e na Síria.
         
              Os materiais usados eram os mais inusitados, aqueles que fossem mais facilmente encontrados, como fragmentos de ossos, pérolas de marfim (chifres), conchas, asas de insetos, cabelos e peles de animais. A agulha era feita de osso e como linha usavam tripas de animais ou fibras de vegetais. A riqueza de um modelo dependia principalmente da criatividade de quem executava o trabalho. Pela sua antiguidade, o bordado pode ser considerado uma das primeiras manifestações de arte plástica.

                                  A descoberta de metais nobres (cobre, bronze, ouro, prata), 2000 anos antes JC, permitiu a diversificação da técnica utilizada mas, apesar dessas descobertas, os artistas percorreram um longo caminho até o fio de metal. A partir desse momento ficou mais fácil enriquecer o bordado com pedras preciosas e semi-preciosas.




Bordadeiras trabalhando no mesmo bordado
 
O termo "bordadeira" já existia, como nos mostra a Bíblia no cap.27-Êxodo- falando de uma cortina artisticamente bordada. Na Antiguidade, os  romanos descreviam o bordado como " a pintura de uma agulha ".
Era a forma de descobrir as luzes, os movimentos, as formas, as cores e matizes da natureza. Bordavam telas em diferentes tamanhos e com diferentes materiais, repetindo no bordado as qualidades cromáticas da pintura, a partir da percepçãob da natureza.




Todas essas descobertas ajudaram a impulsionar o embelezamento do bordado. Entretanto, foi necessário aguardar a chegada do séc.XV e XVII, considerados os séculos de esplendor. O bordado era um luxo exclusivo das classes mais privilegiadas, dos membros da família real, dos importantes dignatários do governo, da burguesia da época e dos membros da Igreja. Os motivos eram principalmente os temas bíblicos, mitológicos e florais, bordados em ponto de cruz as partes maiores e em meio ponto as menores.



O enriquecimento com os bordados passou a fazer parte de vestimentas femininas e masculinas, de estofados, de móveis, de ornamentos, de livros, de roupagem das domésticas, de aparatos dos cavalos e carroças, etc...
Nada era esquecido! O bordado era extremamente delicado, de seda, de ouro ou de prata. Com esses materiais nobres e a técnica aprimorada, muitas horas passaram a ser necessárias para a realização de cada trabalho e seus custos ficaram também mais elevados.






Nessa época, a demanda foi tão grande que inúmeras oficinas foram criadas. O ministro Colbert, incentivador e criador de grandes indústrias, tomou a decisão de proibir a importação dos produtos vindos da Índia.
O bordado passou a fazer parte da vida monástica e vários conventos contribuiram para a decoração dos castelos, como o de Versailles.






Esse período de encantamento se prolongou até a metade do séc.XVIII quando os gostos mudaram.
Tecidos bordados começaram a chegar, do Oriente e Extremo-Oriente, fazendo com que eles ficassem mais baratos.
A pequena burguesia pode finalmente usufruir desse luxo tão sonhado. Essa nova explosão colocou um fim aos séculos de grande esplendor, como ficaram conhecidos.
Foi o fim de uma era de
                       
                                   " LUXO e ESPLENDOR".




                                  A magia do Bordado pode ser descrita numa história tão longa quanto a história da própria Humanidade. Mas, apesar das diversidades de cada povo, encontramos um  denominador comum nas expressões utilizadas, bem como na forma e nos pontos elaborados por todos eles.



  



séc.18
 

´séc.18
 
 







   


 





SÉC.19
 

Valentino - HOJE




  


 
 
                                        " PINTURA COM AGULHA" 



Linha, Agulha e Bastidor


   Usar a agulha para criar lindos desenhos e formas, pincelando tecidos como se fossem telas, com as cores mágicas do arco-íris, é algo que traz uma grande realização.



Linhas

 As mãos que bordam dão vida à matéria, criando e transformando coisas simples em pura ARTE .

Esta habilidade foi descoberta, através dos vestígios deixados pelos nossos antepassados, desde a mais remota antiguidade.

Ficou constatado, também, não ter sido um trabalho praticado unicamente pelas mulheres mas, em muitos casos, também por mãos masculinas que se mostraram bastante habilidosas.
  
Trabalhos diversos
da minha autoria ( detalhes )
















Bolsa de festa dourada


Acessórios:
            
 






Colagem sobre Bordado
  



     












































































0 comentários: